A questão da análise leiga, texto de 1926, no qual deixava claro que a Psicanálise não poderia se restringir ao domínio da Medicina, como era comum na época, como se fosse uma prática exclusiva dos médicos. Caso fosse nos dias de hoje, Freud provavelmente acrescentaria a Psicologia, ou seja, deixaria claro que a Psicanálise estaria fora dos domínios acadêmicos da Medicina e da Psicologia, ainda que por eles passe, tanto em termos de informação, como parte integrante dos currículos dessas duas graduações, ou ainda, ironicamente, como deformação, na verdade sendo apresentada – e interpretada pelos alunos – como mais uma tecnologia de tratamento, ao lado de outras modalidades terapêuticas, simplificando e relativizando sua potência vital, tanto de tratamento quanto de pesquisa das questões psíquicas mais profundas da alma humana.
Ler matéria completaEssa é uma pergunta importante, tendo em vista que o Instituto ESPE é uma instituição dedicada ao ensino e à pesquisa deste campo, ou seja, a psicanálise não é mais um curso em nosso portfólio. Com cursos que articulam teoria, clínica e ética, professores renomados de todo o país e uma atuação que ultrapassa as salas de aula, somos um espaço de pesquisa e reflexão, dedicado ao encontro, à escuta e ao pensamento crítico. Contamos com mais de 300 analistas entre professores, coordenadores e pesquisadores, engajados em diversos projetos acadêmicos. Atualmente, oferecemos turmas presenciais em 10 regiões do Brasil, além de turmas online que atendem estudantes de todo o país. Temos mais de 10.000 alunos matriculados em cursos de pós-graduação e mais de 20.000 em cursos livres e seminários. Para além da atuação acadêmica, o Instituto ESPE também atua como uma holding, sendo proprietário de uma faculdade, uma plataforma de streaming e uma editora. Conheça o relato da psicanalista Dra. Renata Wirthmann, atualmente docente e coordenadora do instituto ESPE:
Ler matéria completaO verdadeiro caminho para se tornar analista envolve uma experiência pessoal profunda, sustentada por três pilares fundamentais: a análise pessoal, a supervisão clínica e o estudo teórico constante.
Ler matéria completaPorém, a formação do analista é uma travessia ética que não se encerra em um tempo definido ou com um título, pois envolve teoria, clínica e experiência pessoal, além de um compromisso permanente com o não-saber e a reinvenção constante.
Ler matéria completaCâmera mostra servidor indo a prefeitura só para bater ponto, e ir embora sem trabalhar
Ler matéria completaPrefeitura anuncia recompensa de R$ 1 mil para quem denunciar crimes
Ler matéria completaKelly Andréa dos Santos com o filho, Bruno, que teve quadro grave de meningite há 25 anos
Ler matéria completaBernardo tinha 3 anos e morava em Cambará.
Ler matéria completaHomem morre imprensado após elevador despencar em prédio enquanto trabalhava, em Guarapuava
Ler matéria completaA SAG, empresa com sede em Pato Branco (PR) e reconhecida nacional e internacionalmente por suas soluções tecnológicas para a gestão agroindustrial — com atuação em frango, ovos, bovinos, suínos e pescados — acaba de dar um passo importante em sua trajetória: uniu-se à EDATA, empresa brasileira com sede em Bauru (SP), com atuação global e especializada em software para o setor industrial de abate e processamento de proteínas.
Ler matéria completa